As faixas podem criar um “efeito vela” e, com isso, desestabilizar a plataforma, causando o seu tombamento. Portanto, a Federação Internacional de Plataformas Aéreas (IPAF – International Powered Access Federation) está a orientar os organizadores e expositores de feiras e exposições regionais/estaduais bem como os de festivais locais, a não fixar banners nas plataformas de tesoura.
Equipamentos seguros, as plataformas de tesoura são utilizadas para serviços temporários em altura, desde que operadas por pessoal devidamente treinado. Porém, não são concebidas para portar banners ou publicidade. As plataformas são desenhadas para uso exclusivo em ambientes fechados, sem vento. Para o uso externo correm o isco de tombar quando em posição elevada e velocidade máxima do vento excedida.
“As plataformas de tesoura são seguras, porém, a utilização inadequada destes equipamentos pode representar um grande perigo”, afirma Andy Studdert, presidente da IPAF e presidente e CEO da NES Rentals. “Não exponha os seus visitantes ao perigo – uma plataforma com um banner afixado pode ser derrubada, mesmo com ventos moderados. As plataformas áereas não são brinquedos e não devem ser utilizadas para transportes para diversão nem para fixar banners e placas de publicidade.”
A IPAF está à disposição para ajudar gerentes e operadores a aprender como utilizar corretamente este equipamento. Para mais informações sobre as iniciativas de segurança, orientações técnicas e programas de formação/treinamento da IPAF, consulte as páginas www.ipaf.org/pt.
Fonte: IPAF